segunda-feira, 18 de abril de 2011

476:queda de roma (fim do imperio romano de ocidente)

O Império Romano do Ocidente constituía a metade Ocidental do Império Romano após a sua divisão por Diocleciano em 286 d.C. e existiria intermitentemente em diversos períodos entre os séculos III e V, após a Tetrarquia de Diocleciano e as reunificações associadas a Constantino o Grande e seus sucessores. Considera-se que o Império Romano do Ocidente terminou com a abdicação de Rômulo Augusto em 4 de setembro de 476, forçada pelo chefe germânico Odoacro. Sua contraparte, o Império Romano do Oriente, sobreviveria por mais 1.000 anos.

527:subida ao trono de justiano,imperador romano do oriente

O Império Romano do Oriente, ou império bizantino, manteve-se poderoso ao longo de um milênio, depois da queda de Roma. Síntese de componentes latinos, gregos, orientais e cristãos, a civilização bizantina constituiu, durante toda a Idade Média européia, o principal baluarte da cristandade contra a expansão muçulmana, e preservou para a cultura universal grande parte dos conhecimentos do mundo antigo, sobretudo o direito romano, fonte das normas jurídicas contemporâneas, e a literatura grega.

622:hegica (fugo de maome de me-ca para medina)

A elite coraixita comerciante (tribo da qual provém o próprio Maomé), que havia fundado Meca e que controlava a economia, perseguiu o profeta e seus seguidores porque o monoteísmo e a condenação à idolatria eram uma ameaça às intensas atividades comerciais que se davam na cidade. 

711:Os muçulmanos invadem e conquistam a península Ibérica.

Em 711, os Árabes(que incluem sírios, egípcios, persas e berberes) a partir do norte de África, comandados por um chefe de Tânger de nome Tarique, atravessam o estreito de Gibraltar, penetram profundamente na Península ocupando-a quase totalmente.





8000:coroação de carlos magno

No Natal do ano 800, Roma viveu uma invasão pacífica de nobres e guerreiros francos. Na antiga Basílica de São Pedro, onde o papa Leão 3º celebrou a missa de Natal, se reuniram autoridades eclesiásticas e líderes políticos, entre eles, Carlos – rei dos francos e lombardos.
Antes do início da missa, Carlos Magno dirigiu-se à tumba de São Pedro para venerar o príncipe dos apóstolos.
 

1262:formação do parlamento na inglaterra

O processo revolucionário inglês teve suas origens no processo de formação do Estado Absolutista inglês. Desde seus primórdios, a monarquia inglesa teve o seu poder limitado pela criação do parlamento inglês. Assinada em 1215, a Magna Carta previa subordinação do rei ao Parlamento. Dessa forma, a consolidação do absolutismo só foi possível a partir da ascensão da dinastia Tudor.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1453:tomada de constantinopla


Nos séculos XIII e XIV, os turcos otomanos conquistaram os territórios do Império Bizantino a ocidente da Anatólia e a sudeste da Europa. Em 1444, combateram com um exército de cruzados e, nove anos depois, em 1453, tomaram Constantinopla, fazendo da cidade a capital do Império Otomano. Em 1468, alargaram o império a leste do Rio Eufrates e a oeste, em direção à Hungria. No final do século XVI, detinham já a maior parte dos Balcãs, da Hungria, na Europa Central, e uma grande porção do Médio Oriente e da África do Norte.