sexta-feira, 1 de julho de 2011

Papa Leão X

Papa Leão X (11 de dezembro de 14751 de dezembro de 1521) foi papa de 1513 até sua morte. Ele foi o último não-sacerdote a ser eleito Papa. Ele é conhecido principalmente por ser o papa do inicio da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero por suas 95 teses. Ele nasceu com o nome de Giovanni di Lorenzo de Medici. Ele era o segundo filho de Clarice Orsini e Lorenzo de Medici, o governante mais famoso da República de Florença. Seu primo, Giulio di Giuliano de Medici, viria a sucedê-lo como Papa Clemente VII (1523-34).
Desde tenra idade Giovanni e sua família demonstraram interesse por uma carreira eclesiástica. Seu pai pressionou o Papa Inocêncio VIII, que foi obrigado à nomeá-lo cardeal-diácono de Santa Maria em Domnica em março de 1489, quando tinha apenas sete anos, embora ele não tenha sido autorizado a usar as insígnias e demais deliberações do colégio dos cardeais até três anos depois..

Martinho Lutero

    Martnho Lutero naceu em Eisleben,cidade situada na atual Alemanha.Era fiçlho de um administrador de minasd que alcançou certa prosperidade.Influeciado pelo pai,Lutero foi estudar direitomas sua vontade era ingressar na vida religiosa.Em1505,apos quase ter,morrido durante uma violenta tempestade,ingressou na ordem dos agostino,que segue as ideias do teologo.
     Em 1510,viajou para Roma,sede da igreja catolica.Voltou decepcionado,achando que o ambiente da  cidade era corrupto e que o malto clero era pouco generoso.